sábado, 17 de setembro de 2011

Enxoval do Bebê - o que é realmente necessário?

Como uma boa mãe de primeira viagem, vejo aquelas listas kilométricas de coisas e acredito que seja tudo realmente necessário. Mas, fazendo uma boa pesquisa vc acaba encontrando mamães que já tiveram essa experiência e dividem conosco informações valiosas sobre o que realmente é essencial, útil ou simplesmente supérfluo. Para quem tem grana e quer comprar tudo que é novidade, ótimo! (bem que eu queria!) mas, para quem tá com o orçamento apertado, é recomendável enxugar essa lista ao máximo para que não falte o essencial e sobre o supérfluo. 
No inicio da gravidez eu coloquei na cabeça que queria cômoda, berço e roupeiro, estava disposta a comprar os três, mas quando fui a campo para pesquisar os preços acabei desnimando um pouco, pois descobri que móveis de qualidade são bem caros e, com certeza, eu não quero comprar qualquer coisa pra minha filhota, quero móveis que durem um bom tempo (mesmo o berço que não será usado por tanto tempo assim). Então, comprei apenas dois: berço 3 em 1 e roupeiro.
Queria também uma cama (tipo babá) pra mim mesma dormir as vezes no quarto dela e acabei encontrando uma cama na casa dos meus pais que eu vou mandar pintar e comprar um novo colchão. A cômoda eu acabei desistindo mesmo pois o espaço do quarto não é muito e o roupeiro já é bem grande, para trocá-la me utilizarei da cama mesmo ou outro móvel mais simples que tenha a altura adequada. Ao invés de comprar uma cômoda pra servir só de trocador, vou investir num carrinho de qualidade (não consegui angariar nenhum na família =o).
Além desses ítens maiores que custam mais, há inúmeros outros pequenos que juntos acabam se tornando gastos significativos. No meu chá de bebê, mesmo passando a lista do que eu queria e sendo o mais específica possível, ganhei muitas coisas que não serão úteis. Por exemplo: ganhei nove conjuntinho pagão, isso mesmo NOVE! E podem acreditar, eu não pedi nove na minha lista... mas, teve gente que não se deu ao trabalho, ou não encontrou nada mais útil para dar e deu pagão mesmo. O que eu fiz? troquei dois e dei outro para alguém que precisava mais do que eu. Ainda fiquei com seis pq acredito que serão úteis. E são lindinhos!!! =)
Depois que fiz a lista e passou o chá, vendo a forma como as pessoas consideraram/ignoraram o íten que eu estava pedindo e que elas escolheram por livre e espontânea vontade, acho que teria sido melhor se eu tivesse colocado apenas os ítens que são realmente indispensáveis, acredito que teria recebido mais coisas úteis e menos pagões (rsrsrsrs). 
Roupinhas são necessárias, mas em grande quantidade são supérfluas pq o bebê cresce rápido e elas ficam perdidas. Minha filhota pelo menos só vai usar pagão nos primeiros meses (kkk), pois body ela só ganhou três e macacão apenas UM! 
Na minha lista ninguém quis colocar jogo de berço, que é algo indispensável, além da banheira e de outros ítens bastante úteis que eu terei que comprar. 
A partir dessa experiência meu conselho é que, no caso de chá de bebê para montar seu enxoval, coloque apenas os ítens indispensáveis e compre os outros vc mesma ou peça pra alguém da família lhe presentear (caso vc tenha essa liberdade), pois existem coisas que ninguém vai comprar de acordo com o seu gosto e vc acabará com algo que não lhe agrada nenhum pouco e nem sempre será possível trocar. Tive essa experiência com um íten específico da minha lista que a pessoa se ofereceu para dar e quando eu recebi era algo de baixa qualidade, de um material que tornou o objeto inútil e de péssimo gosto... resultado: fui a uma loja onde a vendedora tinha se oferecido para trocar qualquer íten que eu ganhasse repetido e troquei o dito cujo por um lindo sapatinho que a minha filhinha vai usar (espero que muito! rsrsrsrs) e que vai me deixar toda orgulhosa!!! Só espero que a pessoa em quastão não descubra... eu ficaria meio sem graça de explicar para ela que o íten era inviável para o uso em um bebê.
Aqui vc encontrará dicas do que é realmente essencial e do que pode ser descartado na hora de montar um bom enxoval. Espero que tenham gostado. Até a próxima!!!
P.S: No artigo eu só discordo quando eles dizem que fita crepe é surpérfluo pois eu já vi várias mamães dizerem que são muito úteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário