quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Outubro Rosa

Fuçando na net eu encontrei essa campanha e aproveitei pra divulgar essa idéia aqui.

Outubro Rosa

O que é Outubro Rosa?

O movimento Outubro Rosa, Pink October, começou nos Estados Unidos. Vários estados norte-americanos tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e realização de mamografia no mês de outubro. Com a aprovação do Congresso, Outubro se tornou o mês nacional norte-americano de atenção ao câncer de mama.
Em 1990 - o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida para a Cura, Run for the Cure, em New York.
Em 1997, na Califórnia começaram efetivamente as ações chamando a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama. Laços cor de rosa eram colocados nos locais públicos, depois surgiram ações como corridas.
A seguir foram iluminados monumentos, prédios, pontes, teatros. Estas ações foram se ampliando e se tornou um movimento global, muitos países participam atualmente.
Iluminação rosa hoje significa uma leitura visual elegante, feminina e bonita, reconhecida mundialmente, remete à importância do movimento de combate ao câncer de mama.
O movimento Outubro Rosa visa chamar a atenção para a causa do câncer de mama, a importância da detecção precoce, do tratamento decente e a procura da cura.
A primeira iniciativa de participação no Brasil foi em 2 de outubro de 2002 através da iluminação rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), São Paulo.

O laço rosa tem muitos significados e você vai pensar num motivo só seu:
  • Pode ser a memória de alguém que perdeu esta luta;
  • Pode ser um olhar para o futuro, com votos de sobrevida digna depois do tratamento e a esperança de cura para milhares de pessoas afetadas pelo câncer de mama em todo o mundo. Tanto para as pacientes como seus familiares e amigos;
  • Pode ser, e é, a luta para descobrir a cura desta doença.
Outubro Rosa
Outubro Rosa
Um mês de conscientização.
Não deixe sua vida passar em branco.

Leia mais aqui

Um comentário: