quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Primeiro Resfriado do Bebê

Desde ontem a Suzannah está gripadinha... tossindo, espirrando e narizinho escorrendo. Dá uma dó! Ela fica impaciente porque o nariz coça. Não quis dormir no berço e deu muito trabalho para dormir comigo na rede... já eram duas da manhã quando ela adormeceu e duas e meia quando eu consegui cair no sono. Volta e meia ela se mexia e eu acordava na hora pois estava preocupada se o narizinho dela não entupia. Foi uma noite daquelas dormida aos pedaços! Adoraria poder tirar esse resfriado da minha filhinha!
Hoje falei com o Pediatra sobre o que fazer nessas situações e ele me recomendou:
Levar a emergencia em caso de febre alta e falta de apetite.
Lavar o nariz com soro fisiológico.

Pesquisando na Net encontrei essas informações e vim aqui dividir com vocês.
Devido ao sistema imunológico imaturo é bem provável que o bebê tenha entre oito e dez resfriados só nos dois primeiros anos de vida, em especial entre os 6 meses (quando diminui a proteção do leite materno) e os 2 ou 3 anos.

Qual é a causa do resfriado?

O resfriado é uma infecção das vias respiratórias superiores, causada por vários tipos de vírus. O modo de contágio mais comum é através de gotículas de saliva. Quando alguém espirra, libera as gotículas no ar, e elas são aspiradas por outra pessoa. O vírus também pode ser transmitido pelo contato das mãos, portanto sempre lave as mãos depois de assoar o nariz. 

Quais os sintomas do resfriado em bebês?

Quando resfriado, o bebê pode ter febre. Pode apresentar tosse, olhos vermelhos, nariz escorrendo e dor de garganta. A criança costuma ficar irritada e sem apetite. Quando têm menos de 6 meses, os bebês têm dificuldade de mamar se estiverem com o nariz entupido. Dormir na posição horizontal pode deixá-lo mais congestionado ainda, portanto tente mantê-lo com a cabeça mais elevada, no colo ou no carrinho. Se deixar no berço, dobre um cobertor pequeno ou uma toalha e coloque-o embaixo do colchão na parte da cabeça, para elevá-la um pouco. 
 

Quanto tempo dura um resfriado?

Na maioria dos casos, os sintomas começam a melhorar entre três e dez dias, mas em bebês muito pequenos podem durar até duas semanas. 

Há alguma coisa que eu possa fazer para meu filho não ficar resfriado?

A amamentação é um dos melhores meios de reforçar a saúde do seu filho, já que junto com o leite materno ele recebe seus anticorpos. Não se trata de uma fórmula mágica para impedir que o bebê se resfrie, afinal bebês que só mamam no peito também ficam com o nariz escorrendo e entupido, mas os sintomas costumam ser mais leves. Você também pode tentar proteger seu filho mantendo-o longe de pessoas doentes e pedindo aos familiares que lavem bem as mãos antes de pegar o bebê no colo ou mexer nas coisas dele.

O que faço para tratar o resfriado?

  • Faça com que seu filho tome bastante líquido e o deixe descansar.
  • Dê o antitérmico se seu filho estiver claramente desconfortável e com febre.
  • Nunca administre remédios antigripais ou descongestionantes por conta própria para o bebê.
  • Coloque uma toalha dobrada ou um cobertor pequeno debaixo do colchão do berço, na parte da cabeça, para deixá-la mais elevada.
  • Use soro fisiológico para aliviar a congestão nasal. Existem aspiradores nasais, disponíveis nas farmácias, que tiram o catarro do nariz do bebê por sucção.Para fazer isso, você precisa pressionar o bulbo de borracha, colocar a ponta do aspirador na narina do bebê e tampar a outra narina, ao mesmo tempo em que solta o bulbo para criar a sucção. Funciona, mas o bebê provavelmente vai odiar você com todas as suas forças naquele momento (mas depois provavelmente ficará aliviado).
  • Se seu filho está com o nariz entupido mas não tem nenhum outro sintoma, dê uma olhada nas narinas dele para ver se ele não enfiou nenhum objeto estranho nelas. 

Quando é preciso procurar o médico

Se seu filho tem menos de 3 meses, procure o médico ao primeiro sinal de que ele não está bem. No caso de bebês mais velhos, ligue para o pediatra ou o leve ao médico se:
• o resfriado não melhorar depois de cinco dias
• se ele tiver febre de mais de 38 graus
• se ele tiver dificuldade para respirar, chiadeira no peito, tosse persistente, catarro verde ou sinais de dor de ouvido

Fonte: BrasilBabyCenter
Para maiores informações clique aqui.

Um comentário:

  1. Olha Adry eu sempre acompanho o seu blog, e aos poucos vou aprendendo alguma coisa =D
    Imagino a aflição que deve ser ver sua bb dódoi.
    Espero q ela melhore logo.. um abraço!

    ResponderExcluir