sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A delícia de brincar com os filhos

Que brincar é uma delícia ninguém duvida. E que brincar é o que as crianças mais gostam de fazer também não é novidade. O que pouca gente sabe é que as brincadeiras são elementos importantíssimos para o desenvolvimento físico, mental e social dos pequenos, pois é por meio do lúdico que eles vão criando sua noção de mundo, registrando suas experiências e melhorando suas habilidades.
E engana-se quem pensa que brincar serve apenas para crianças mais velhas. Bebês entre 1 e 12 meses de vida buscam conforto em um objeto de segurança, como cobertor ou brinquedo favorito, durante momentos de incerteza ou estresse. Por isso, é super importante que sejam oferecidos objetos para o bebê manipular. “As crianças precisam que brinquem com elas, a estimulação é tão importante para o desenvolvimento quanto para o crescimento biológico”, diz a médica pediatra, da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renata Waksman
Durante um tempo eu me senti angustiada, porque não tinha ideias de brincadeiras interessantes para fazer com meus filhotes. Nesse aspecto, a Dra. Renata me tranquiliza, pois ela afirma que os pais, até um ano, são os brinquedos preferidos e os bebês demonstram prazer em atividades que estimulam reações positivas, tais como: conversar, cantar, embalar, dançar, fazer cócegas, massagear, rolar, realizar atividades repetitivas para reconhecimento de som e tom, bater palmas e emitir ruídos com a boca.
Ou seja, não é preciso apelar para grandes e caros brinquedos ou brincadeiras elaboradas. Nesse caso, menos é mais. Não há segredo! “O tipo de brinquedo oferecido para a criança nesta fase é muito menos importante do que a qualidade da interação interpessoal que ocorre”, salienta a pediatra.
Os brinquedos podem facilitar a aproximação entre pais e filhos, porém nunca devem ser utilizados como substitutos de carinho e atenção. Ao brincar estimula-se a criança a se sentir mais confiante e amada e a ultrapassar obstáculos, lidar com frustrações e vencer inseguranças. Nos primeiros anos de vida as crianças estão formando suas personalidades, aprendendo os limites, a ter disciplina e desenvolvendo novas sinapses a partir dos jogos e imagens.
Crianças que não passaram pela experiência de brincar com os pais podem apresentar problemas de aprendizado, raciocínio, coordenação motora, autonomia, habilidades não desenvolvidas, falta de criatividade e dificuldade para solucionar problemas.
Por isso, aproveite seu tempo com seus filhos para brincar. Ele se diverte e você também, afinal pode haver muito prazer nessa troca com seus bebês.
Glauciana Nunes
Texto: Blog Mamae e Bebe
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário