quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Beijinho de mãe "cura" tudo



“Vem aqui que a mamãe dá um beijinho no machucado. Pronto, sarou?”.
Essa é uma das frases que eu mais uso quando meus filhos se machucam. É tão comum entre nós, que quando eles batem alguma parte do corpo já vêm para o meu lado pedindo beijinho. Eu até costumo brincar, dizendo que carinho de mãe cura tudo.
É claro que é um exagero afetuoso, já que um simples beijo não tem poderes terapêuticos, mas tem lá um fundo de verdade. Conversando com Dr. Fernando José de Nóbrega, médico pediatra e especialista em vínculo mãe/bebê, ele me contou que muitas vezes a criança acaba “forçando” um machucadinho ou uma queda porque precisa da atenção de seus pais.
Ou mesmo que não tenha feito de propósito, quando sente dor a criança precisa sentir-se querida, amada, segura. É por isso que, quando chegamos com contenção após uma queda, por exemplo, nossos filhos muitas vezes param de chorar no mesmo instante. É mais ou menos a mesma lógica que com adultos. Quem não gosta de receber um abraço carinhoso quando se sente inseguro, estressado ou com medo?
Agora, multiplique isso por muitas vezes e verá a necessidade da criança em sentir-se amparada e amada. E se pararmos para pensar em nosso poder como mães, de curar “todos” os males de nossos filhos com um simples beijo com abraço? Eu acho isso a coisa mais gostosa do mundo e não economizo com meus meninos.
A explicação científica é ainda mais incentivadora para que possamos distribuir beijos e abraços a nossos bebês. Quanto mais nossos filhos sentirem-se seguros e amados por nós na primeira infância, mais terão maturidade emocional, no futuro, para lidar com os “machucados” mais profundos que sofrerem na vida. Isso porque tiveram a segurança desenvolvida quando receberam de nós o amparo que precisaram.
Por isso, use e abuse de seu poder de mãe. Distribua beijos, abraços, afagos e palavras incentivadoras. “Curando” nossos filhos com beijinhos hoje estaremos construindo seres humanos com mais capacidade para curar os possíveis machucados, causados pelos obstáculos que terão de enfrentar na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário